Entre os dias 11 e 17 de março, acontece em todo o território brasileiro a “Semana do Sono 2024”, que visa conscientizar e informar a população a respeito da importância do sono para a saúde geral. A Universidade de Taubaté (UNITAU) participa da programação com aulas e palestras para os estudantes e com uma ação pública para a comunidade..
Na quarta-feira (13) os universitários da Odontologia e Medicina, supervisionados por profissionais da saúde, certificados pela Associação Brasileira do Sono (ABSono), orientam a população sobre a importância de uma boa noite de sono, hábitos saudáveis, consequência do sono de má qualidade e distúrbios relacionados ao sono. A ação acontece no Taubaté Shopping, a partir das 18h.
Durante a semana, os acadêmicos da Medicina e Odontologia participam também de aulas e palestras com professores e profissionais do sono da região do Vale do Paraíba, além disso, a Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia da Universidade estará presente para debater sobre diversas temáticas da saúde do sono.
A Profa. Dra. Irene Serafim, que é dentista do sono, explica a importância de a Universidade participar de um evento como esse, onde existe a integração de diversas áreas em prol de um objetivo. “É muito importante incluir a disciplina do sono nos cursos de saúde, e participando desse evento, a UNITAU inclui isso para os estudantes das áreas de saúde e isso é muito importante, visto que é um ramo pouco valorizado, mas extremamente importante para todos”.
Ainda de acordo com a professora, as doenças do sono, em geral, causam vários outros problemas com alto índice de mortalidade e podem aumentar índices de hipertensão, depressão, obesidade, doenças crônicas, entre outros.
“Então, ter essa semana na Universidade tem um lado positivo, tanto para os alunos que estão estudando e trabalhando na área de saúde, para que eles entendam a importância do sono e se preparem melhor, quanto para a vida pessoal desses estudantes, saber a importância de eles dormirem bem para que eles mesmos possam adquirir maior qualidade de aprendizado e consequentemente ser um profissional melhor”, afirma.