Você conhece os segredos da comida caiçara? Essa é a culinária típica do litoral brasileiro, que mistura influências indígenas, africanas e portuguesas, e que se baseia no uso de ingredientes frescos e locais, como peixes, frutos do mar, mandioca, banana, batata doce, ervas e outros. É uma comida simples, saborosa e muito saudável, que reflete a cultura e a identidade do povo caiçara.
Para multiplicar essa riqueza gastronômica, o projeto “Culinária Caiçara: sabores da tradição”, dentre outras ações, oferece um curso prático com a mestra e culinarista Angélica Souza, que abrirá sua cozinha para o público interessado e ensinará suas mais deliciosas receitas, em quatro encontros sempre aos sábados: 2, 9, 23 e 30 de março.
O programa começa com uma aula sobre preparo da salga e manuseio do pescado, realizada em conjunto com a convidada e técnica em nutrição, Stephany Silva. Depois, os participantes aprendem seis receitas: bolinho de peixe seco, peixe anchovado, Azul Marinho, moqueca de banana, arroz com taioba e peixe seco com
batata doce.
Atenção! As inscrições ficarão abertas entre 5 a 25 de fevereiro, ou enquanto durarem as vagas, e podem ser feitas via formulário online. O curso possui 3 faixas de valores. Entre 05 a 15 de fevereiro custará 120 reais, de 16 a 20 de fevereiro, 150 reais, e entre 21 a 25 de fevereiro, 180 reais. As vagas são limitadas.
“Culinária Caiçara: sabores da tradição” é uma iniciativa do Espaço Caiçara Peixe de Varal, em conjunto com a Oficina Ligare, com apoio comunitário do Coletivo Caiçara e apoio institucional da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Ana, Fundass, por meio da Lei Paulo Gustavo. Essencialmente, busca impulsionar a transmissão do saber e preservar o conhecimento sobre técnicas ou modos de fazer da tradição popular, incentivar a literatura caiçara, e valorizar ações de reconhecimento cultural.
O projeto é uma enorme conquista para Angélica, “há dois anos lancei meu primeiro livro de receitas e agora poder compartilhar meu conhecimento a partir de um curso, tem me proporcionado uma experiência bastante rica”, conta a mestra. O projeto ainda prevê outras ações, como a publicação da edição revisada do livro “Peixe de Varal: receitas que o sal conservou”, obra que traz 13 receitas utilizando a técnica da salga caiçara. Também pretende realizar a Festa da Salga, em breve.
E ao longo do próximo trimestre oferecerá visitas programadas para crianças, estudantes da Escola Municipal Cynthia Cliquet, a fim de promover vivências e trocas de experiência. Para a organizadora do projeto, Vanessa Stropp, “a ideia é sensibilizar as novas gerações para a importância da preservação da cultura e da gastronomia caiçara, além de estimular a educação alimentar e a valorização dos produtores locais”.
Para não perder nenhuma informação, fique de olho nas redes sociais do Espaço Caiçara Peixe de Varal @peixedevaral
Serviço
Curso prático “Culinária Caiçara: sabores da tradição”
Dias: 2, 9, 23 e 30 de março
Horário: 9 às 13h
Inscrições: entre 5 a 25 de fevereiro pelo link https://forms.gle/R5SCJj2mCbGsKPTR7
Local: Espaço Caiçara Peixe de Varal – Rua José Paulino Ferreira, nº 6, Enseada, São Sebastião.