Por Daniele Murillo e Bruna Briti
Vivemos um momento em que a saúde e a qualidade de vida estão em alta, tanto na vida das pessoas, como no ambiente corporativo. Atualmente, a grande quantidade de pressões e responsabilidades, aumenta a cada dia, também como consequências das novas tecnologias que nos ‘roubam tempo’, diminuindo o tempo livre e a atividade física. A educadora física Amanda Marques, entendeu esta crescente demanda vindo do ambiente corporativo e desenvolveu o seu mais novo projeto: “Uma Pausa para Respirar”.
Coach de emagrecimento e sistema comportamental, certificada no LPF (Low Pressure Fitnnes) e criadora do programa “De Dentro para Fora”, Amanda é formada há 09 anos, possui pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Medicina do Esporte. Agora ela inova mais uma vez e já aplica a ginástica laboral comportamental
Tem várias empresas, como a Acciona do Brasil, Vale e Petrobras, empresas multinacionais.
“A adoção de hábitos mais saudáveis traz consequências para a saúde como um todo, e não apenas na saúde física. Investimentos em prevenção e promoção de saúde no ambiente de trabalho têm resultados diretos na satisfação do colaborador e no seu bem-estar, além dores e prevenção de doenças ocupacionais como depressão, estresse ocupacional, síndrome de Burnout, ansiedade, síndrome do pânico. Todos esses transtornos podem ser amenizados com um pequeno hábito diário”, explica Amanda.
A proposta é pensada de acordo com a dinâmica de cada empresa, e baseia-se na implantação do Programa de Ginástica Laboral Comportamental. Os benefícios são inúmeros como, por exemplo, a redução de custos com afastamentos e substituição de funcionários, diminuição de queixas, atendimentos médicos, acidentes e lesões. Outro ponto alto do programa é a melhoria da imagem da empresa perante colaboradores e comunidade, além de melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade.
Os funcionários por sua vez são beneficiados com maior sensação de disposição e energia para as atividades diárias, melhora da autoestima e autoimagem, reduz os níveis de sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade, além de desenvolvimento de consciência corporal, prevenção das doenças ocupacionais LER/ DORT, aumento da eficiência e redução do gasto energético por movimento específico e diminuição da fadiga no fim da jornada de trabalho. Os ganhos são inúmeros e poderíamos citar muitos outros aqui.
Para implantação do projeto na empresa existe um cronograma. Primeiro é realizada uma reunião com os diretores de cada setor para apresentar o Projeto e seus benefícios, bem como os objetivos e metas, além da organização da lista de colaboradores que participarão do treinamento. A divulgação interna é criativa, por meio de cartazes, folders e outros canais de comunicação, incentivando a participação e a mudança de hábitos. Essa comunicação também esclarece da implementação e desenvolvimento do programa. Após essa etapa, os colaboradores são submetidos a uma anamnese para avaliar sua qualidade de vida e hábitos relacionados à saúde física, mental e emocional.
“Uma Pausa para Respirar” é fundamentado nos exercícios do LPF, baseados em técnicas da respiração diafragmática da yoga e do RPG (Reeducação Postural Global). Ao praticar essas técnicas, o nervo vago é ativado, reduzindo a frequência cardíaca e respiratória, levando o corpo a um estado de tranquilidade, equilibrando a frequência respiratória e o metabolismo do corpo.
Amanda destaca que o projeto oferece acompanhamento personalizado por meio de relatórios mensais, com informações precisas sobre o progresso e evolução do programa, incluindo a frequência, ocorrências e casos específicos. “O grande problema relacionado ao estresse das empresas pode estar relacionado ao simples fato de o colaborador não saber a forma de respirar em um momento de pressão no trabalho”, conclui Amanda.
Acompanhe o trabalho da Amanda no Instagram e saiba mais: @amandapersonal_360
WhatsApp (12) 98182-8468