Os estudantes eleitos como vereadores do Parlamento Jovem da Câmara de São Sebastião participaram de uma série de atividades, no dia 30/11, no Plenário do Legislativo. Eles assistiram a palestras de profissionais que trabalham na CMSS e tiveram o primeiro contato com temas importantes que irão basear sua atividade legislativa.
O treinamento parlamentar dos estudantes objetivou prepará-lo para a primeira sessão do Parlamento Jovem da CMSS, que vai acontecer no próximo dia 13 de dezembro, a partir das 14 hs. As atividades começaram às 08hs e se estenderam até por volta de 17 hs, com intervalo para um almoço na Escola Municipal Henrique Botelho e um café da tarde na CMSS.
O evento contou também com a participação de Rafael Romero e Janaína Borges, servidores da Secretaria Municipal de Educação, que enfatizaram a importância do projeto da Câmara de São Sebastião, com o apoio da Seduc, na busca de uma formação educacional e social mais participativa dos jovens, incluindo a política municipal.
Os primeiros assuntos abordados no treinamento foram a elaboração de trabalhos legislativos e as noções jurídicas que envolvem as atividades. Os temas foram alvo de palestras da servidora Leisa Grandchamp, membro da comissão da CMSS de apoio ao Parlamento Jovem e pelo procurador da Câmara, Cleverson Salvador.
Os jovens tiveram noções de elaboração de trabalhos legislativos como indicações, requerimentos, moções e projetos de leis e a necessidade dessas ações terem embasamento jurídico, não ferindo as legislações, especialmente a Constituição Federal.
Em seguida ocorreu a palestra do ex-integrante do Projeto Câmara Jovem, de Caraguatatuba, Everton Santos, de 17 anos. Ele contou a sua experiência no projeto da cidade vizinha, informando como captava os anseios dos cidadãos e os transformava em trabalhos legislativos. Atualmente Everton integra o quando da Câmara de Caragua e analisa possibilidade de avanços na vida política.
A servidora Michelli Calegari, também membro da comissão de apoio ao Parlamento Jovem, promoveu uma palestra interativa com os estudantes abordando os temas ”Ética, Moral e Conduta. O objetivo, segundo ela, foi levar os jovens a refletir sobre suas ações nas mais variadas situações, ressaltando como devem agir de forma retilínea tanto na vida pessoal e profissional, quanto no caminho parlamentar que almejam seguir.
A última palestra ficou por conta de Gaston Navarre, manager do sistema de computação da CMSS. Ele falou sobre o tema “I.A – Inteligência Artificial” e como essa importante ferramenta tecnológica pode auxiliar os jovens em todas as suas tarefas no Parlamento Jovem. Navarre explicou que a Câmara de São Sebastião é pioneira na utilização dessa ferramenta e ensinou os estudantes a como interagir com uma área específica destinada ao Parlamento Jovem já inserida no site da CMSS.
O presidente da Câmara, vereador Marcos Fuly, está muito satisfeito com a organização do Parlamento Jovem. “Esse é um projeto de fundamental importância. Estamos ensinando aos jovens como se faz a boa política, a importância da participação popular e o extremo respeito aos recursos públicos. Estamos plantando uma semente para que no futuro tenhamos pessoas mais conscientes dos seus direitos e deveres; e tenhamos, ao mesmo tempo, uma cidade política e socialmente mais justa”, enfatizou Fuly.