A Sabesp entregou nesta terça-feira (28) parte das obras do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da Costa Sul de São Sebastião com as ligações na Escola Municipal Maria da Conceição de Deus Santos e na EMEI Cavalinho de Pau, que ficam no mesmo prédio, em Cambury. Essas duas escolas atendem cerca de 400 alunos e contam com 39 funcionários.
Com a implantação e início de operação do Sistema de Abastecimento de Água, esse será o primeiro imóvel a ser beneficiado pelo sistema público. Até então, as unidades educacionais eram abastecidas por meio de fonte alternativa e por caminhões pipa da Sabesp.
A entrega total das obras do SAA na Costa Sul está prevista para o dia 20 de dezembro.
As obras para a implantação do sistema de abastecimento de água nos bairros de Barra do Sahy, Baleia e Camburi/Camburizinho em São Sebastião estão em andamento desde abril deste ano, com 55% de execução. A Sabesp investe R$ 29 milhões nessa iniciativa, que beneficiará cerca de 30 mil pessoas e vai elevar o índice de cobertura de abastecimento de água em São Sebastião para 97% após todo o Sistema entrar em operação. As ações contribuem para a reconstrução da região após as fortes chuvas ocorridas no carnaval deste ano.
Dentre as obras que estão sendo implantados estão 05 reservatórios, cerca de 68 km de adutoras e redes, estações elevatórias de água, 06 boosters (equipamentos de pressão), além de dois poços profundos com capacidade de 15 litros por segundo para o abastecimento da região do Sertão de Cambury. Também está sendo implantada uma Estação de Tratamento de Água, responsável pela produção de 50 litros por segundo para o abastecimento da Vila Sahy, Barra do Sahy, Baleia Verde, Baleia e Camburi Praia.
O superintendente Rui César, reforça a importância da obra e o compromisso da Sabesp com a população. “A iniciativa representa um investimento significativo e que foi antecipado, demonstrando o compromisso da Sabesp com a população da Costa Sul de São Sebastião e do Litoral Norte, que enfrentou grandes dificuldades após as fortes chuvas. Além disso, as obras contribuem com o compromisso da Sabesp na Universalização do Saneamento.