Projeto pioneiro de educação ambiental chega ao seu encerramento neste ano de 2023 deixando um legado de conhecimento e conscientização para dezenas de estudantes. O Educa Sabesp, programa realizado em parceria com as prefeituras de Caraguatatuba e Ubatuba, está formando cerca de 660 alunos em Caraguatatuba e mais 200 em Ubatuba.
O encerramento do projeto Educa Sabesp é marcado por uma verdadeira celebração do aprendizado. Os alunos receberão certificados no momento da formatura e terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos em uma exposição especial. Além disso, cada estudante receberá um presente da Sabesp, como forma de reconhecimento pelo empenho e dedicação ao programa.
As cerimônias de encerramento serão realizadas nos dias 6, 7, 8 e 10 de novembro nas escolas de Caraguatatuba. Nesta segunda (6/11), o encerramento aconteceu na EMEFBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra. No dia 7 (terça-feira), às 14h, será a vez da EMEF Prof. Euclydes Ferreira receber a cerimônia. Já no dia 8 (quarta-feira), às 10h, a EMEF Profa. Maria Aparecida Ujio será o palco do encerramento. Por fim, no dia 10 (sexta-feira), às 14h, a CIEFI Profa. Edna Maria Nogueira Ferraz receberá a última cerimônia em Caraguatatuba. Em Ubatuba, o encerramento está previsto para o dia 27 de novembro.
O programa Educa Sabesp tem como objetivo ampliar o diálogo sobre a água, a importância da preservação e o cuidado com os recursos naturais. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre os processos de tratamento da água, desde a captação até chegar às residências, por meio de visitas acompanhadas por educadores e profissionais da Sabesp. Essas visitas nas Estações de Água dos municípios proporcionaram uma vivência prática e enriquecedora, permitindo que os estudantes compreendessem melhor o trabalho da companhia.
O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Cesar Rodrigues Bueno, destacou a importância das visitas para a compreensão do trabalho da companhia e ressaltou o orgulho de participar de um projeto que promove a preservação do meio ambiente. “Queremos levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna. Esse trabalho me orgulha muito”, afirmou. Ele também ressaltou a parceria com as prefeituras e expressou o desejo de expandir o programa para outros municípios.
O Educa Sabesp vai além das visitas e inclui diversas atividades em que as equipes da Sabesp vão às escolas para abordar temáticas relacionadas ao meio ambiente e sua preservação. Os professores das escolas participantes também passaram por uma capacitação ministrada por profissionais da Sabesp, o que permitiu o desenvolvimento e aplicação de planos de aula com foco na água e no saneamento.
Os trabalhos e atividades produzidos pelos alunos ao longo do programa serão apreciados nas unidades escolares e, posteriormente, ficarão em exposição na sede da Secretaria de Educação dos municípios. O encerramento do Educa Sabesp marca o fim de uma etapa, mas o aprendizado e a conscientização adquiridos pelos estudantes serão levados para toda a vida, contribuindo para um futuro mais sustentável e responsável com o meio ambiente.