A 3ª fase deste Grande Festival Internacional visa despertar o protagonismo dos jovens, e fazer com que eles compartilhem seus talentos e paixões, por meio da prestação de serviços voluntários em prol da fraternidade universal.
Há muitas iniciativas que aquecem o Genfest 2024 que acontecerá no Brasil, em julho, na cidade de Aparecida/SP. O Festival Internacional, dividido em 3 fases, quer reunir 6.000 jovens do mundo inteiro para celebrar e refletir o tema central do evento: ‘Juntos para Cuidar’.
A 1ª fase do Genfest acontece de 12 a 18 de julho de 2024, no qual cerca de 600 jovens serão ‘voluntários’ em Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no Brasil e na América Latina. A 2ª fase é o evento central em Aparecida, entre os dias 19 a 21 de julho, com a presença dos 6.000 jovens e uma extensa programação. E a 3ª fase, também em Aparecida, de 21 a 24 de julho, os jovens vão participar de uma das oito ‘Pathways Communities’ (traduzindo: ‘Comunidades de Caminhos’), que são ‘espaços de encontro’ nos quais eles compartilham seus talentos e paixões, e se colocam à serviço da construção da fraternidade universal.
Os 8 eixos ‘Pathways Communities’ são: Economia e Trabalho; Intercultura e Diálogo; Espiritualidade e Direitos Humanos; Saúde e Ecologia; Arte e Compromisso Social; Ciência e Educação, Comunicação e Tecnologia; e Cidadania Ativa e Política. Por meio desta Grande Escola de Cidadania, os jovens terão a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas, e vão aprender formas concretas de engajar e iniciar ações e projetos voltados à construção de um mundo mais unido. É mais uma oportunidade dos jovens responderem aos desafios locais e globais do mundo atual, e ativarem processos de mudança pessoal e coletiva, levando fraternidade à todas as dimensões da vida humana.
Nesta 3ª fase, os participantes vão realizar um empenho concreto por meio de atividades que favorecem a fraternidade, o diálogo, o empenho social e político de âmbito “glocal”, ou seja, projetos locais com uma perspectiva global. O objetivo dessa fase é fazer com que cada jovem participante do Genfest, ao retornar a sua cidade natal, possa se empenhar localmente na área com a qual se identifica, conectado a uma rede de jovens de todo o mundo, dando visibilidade e contribuindo para criar opinião pública favorável à causa do Mundo Unido e da Fraternidade Universal.
Essa 3ª fase compreende momentos de encontros, workshops, e trocas de experiências entre os participantes que vão escolher ‘viver’ um dos 8 percursos Pathways. E para que tudo aconteça, foi formada uma equipe com adultos e jovens, com variada formação e experiência profissional e de trabalho voluntário, que estão construindo um plano de trabalho para garantir sustentação e fortalecimento a essa rede.
Conheça mais os 8 percursos Pathways Communities:
1)Economia e Trabalho – O mundo atual tem muitos problemas, causados por um sistema econômico que, às vezes, marginaliza as pessoas e não cuida do meio ambiente. Queremos um mundo justo e sustentável, onde todos possam realizar seu potencial. Em nossa comunidade, exploraremos a pobreza, o trabalho e as empresas que fazem a diferença. Queremos dar a você as ferramentas para se tornar um agente de mudança e construir um mundo melhor.
2)Intercultura e Diálogo – Interculturalidade, fraternidade, arte, dança, música, pintura, literatura, poesia, diálogo, “círculos culturais”: todas as experiências abertas a diversas religiões e culturas. Queremos viver com você uma experiência concreta de diálogo sem barreiras, de ouvir com o coração. Estar à disposição na construção de algo grandioso que contenha os fragmentos da individualidade de cada um.
3)Paz, espiritualidade e Direitos humanos – Fraternidade: um princípio que pode justificar as escolhas legais (e políticas) que mais respeitam a dignidade humana. Sabemos que, como nós, existem muitos grupos no mundo que trabalham e vivem para isso. Se você é uma dessas pessoas, e mais, se também tem interesse no campo jurídico e na justiça em geral (leis civis, sociais, criminais, etc.) esta comunidade é para você que terá a oportunidade de aprender sobre a realidade da área do Direito, em uma perspectiva de esperança. O objetivo é que os jovens interessados nessas questões, possam se envolver e tocar a realidade do trabalho e do compromisso na prática.
4)Saúde, Esporte e Ecologia – A humanidade enfrenta hoje uma das crises mais abrangentes de nossa história. E diversas perguntas permeiam a nossa mente. Se no planeta que nos hospeda, estamos apenas de passagem, então, como podemos garantir que nossa pegada não atrapalhe as gerações seguintes? Como devemos nos comportar, tanto individual quanto coletivamente, para que a vasta riqueza de recursos e a biodiversidade possam se proliferar no futuro? Aqui, não será o lugar para encontrar as “grandes respostas”, e sim o lugar para fazer as perguntas certas e, juntos, por meio do diálogo e da reflexão, encontrar boas soluções. O verdadeiro foco será a relação entre as pessoas e a natureza. A saúde e o bem-estar das pessoas serão apresentados como um entrelaçamento de várias dimensões: medicina, psicologia, sociologia, ecologia e esporte.
5)Arte e Compromisso Social – Aproveitando as experiências e os talentos artísticos de cada indivíduo, propomos aumentar nosso protagonismo cívico, transformando os espaços e as relações sociais em que estamos imersos. Tomando como ponto de partida as grandes questões da atualidade, desejamos ir além de nossos muros e nos abrir para atender às realidades sociais de nossos ambientes e nações. Arquitetura, sociologia e expressões artísticas, são apenas alguns dos campos que entram em ação nesta comunidade para dialogar com o social e construir um futuro mais justo, equitativo e inclusivo. E por que não ousar dizer um mundo verdadeiramente mais unido?
6)Educação e Pesquisa – Queremos compartilhar e trabalhar o significado da educação e da pesquisa, buscando refletir e responder à algumas perguntas: Que futuro para a educação? Ou, que educação para o futuro? Como lidar com a crise educacional que vivenciamos em todo o mundo? Por que fazer pesquisa nos dias de hoje? Qual a sua importância? Como realmente fazer pesquisa? Como podemos usar o que aprendemos para nos colocar a serviço de nossas comunidades, para ajudar a resolver os grandes problemas do mundo? Essas perguntas-guia podem ser respondidas de acordo com diferentes temas que nos cercam atualmente, como: bioética; inteligência artificial – suas implicações éticas e seu impacto em nossa maneira de aprender e nos educar; ecologia integral – em nosso relacionamento com a Terra e com os outros; e muitas outras áreas a serem descobertas em conjunto. Você vem conosco nessa descoberta?
7)Comunicação e Mídia – Somos uma comunidade dinâmica e envolvente de pessoas que compartilham a paixão pela comunicação e pela mídia em todas as suas formas. Do jornalismo tradicional às plataformas digitais de ponta, essa comunidade serve como um centro para entusiastas, aspirantes, profissionais, criadores e comunicadores. Se você está ansioso para aprender e também para contribuir, você é mais que bem-vindo a esta comunidade. Queremos trocar ideias, percepções e experiências relacionadas ao cenário em constante mudança da mídia e da comunicação como ferramentas vivas para a construção de um mundo unido. Faremos isso por meio de webinars, workshops e conferências, destacando o poder da colaboração e das informações que respeitam os direitos e a dignidade das pessoas na produção de conteúdo impactante. Estamos ansiosos por esse espaço, para explorar, aprender, colaborar e moldar o futuro da narrativa em um mundo cada vez mais interconectado e unido.
8)Cidadania Ativa e Política – Você se interessa por política? Gostaria de fazer parte de um governo mais humano, fraterno e consciente dos outros? Você tem engajamento em alguma ONG (Organização Não Governamental), partido ou causa social? Você se sente representado pelos líderes partidários? Se essas perguntas te inquietam e você se sente chamado a mudar as coisas, então essa comunidade é para você. Juntos, redigiremos um manifesto que será apresentado à ONU em Setembro, durante a Summit of the Future. O manifesto deve ser uma expressão de nossa visão de mundo, um fruto dos dias passados juntos durante o Genfest.