Robson Martin
No Brasil, alguns fatores culturais e econômicos levam as pessoas não buscarem orientação profissional dos Médicos, Advogados ou Arquitetos quando estão com problemas de Saúde, Direito ou na Construção Civil, respectivamente. O acesso às informações tem conscientizado a importância da orientação desde a aquisição do terreno, projeto e execução das obras.
Arquitetura é para que todos possam morar com dignidade por isso a Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba dispõe diferentes projetos arquitetônicos populares como também o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP) apoia o trabalho de Assistência Técnica em Habitações de Interesse Social voltado para famílias em vulnerabilidade social e outras ações que buscam promover o desenvolvimento sustentável nas áreas urbanas.
Abordo casos dos meus clientes no meu canal @robsonmartin9830 no Youtube. Se inscreva, assista, deixe seu like e comentários em “Dicas para comprar terreno no Litoral Norte”, “Pequenas Reformas e Grandes Resultados”, “O que faz um Arquiteto¿” ou em “Meu Cliente Construiu Sozinho” onde conto o projeto da Casa com Tijolo Ecológico construída sob minha orientação técnica e com Alvará da Prefeitura. O casal fez cada tijolo ecológico e juntos construíram do alicerce até o acabamento. Menor custo, usando materiais recicláveis e com menor impacto ambiental. Sensacional!
Num país onde metade dos lares não tem saneamento básico no século XXI. A Casa com Tijolo Ecológico está ligada ao ramal coletor da SABESP. Já atendi gente com Iphone que se recusou construir fossa séptica e sumidouro alegando “Não ter dinheiro!”. Fatores culturais e econômicos não justificam construções irregulares ou destruição ambiental, isso mudará através da educação e conscientização de que a responsabilidade é de todos.
Nosso desafio no século XXI tem sido planejar Cidades e Edificações inclusivas que promovam o desenvolvimento sustentável principalmente no Bioma da Mata Atlântica no Litoral Norte de São Paulo. Nosso trabalho deve ser atender as necessidades dos clientes, mas através de projetos urbanos ou arquitetônicos usando novas tecnologias e materiais recicláveis que ofereçam maior conforto e bem estar para as pessoas com menor impacto ambiental.
O honorário mínimo e as atribuições do profissional da Arquitetura e Urbanismo são definidos pelas leis 4950-A de 1966 e 12.378 de 2010. Destaco o Planejamento, Projetos, Estudos de Viabilidade, Gestão de Obras, Assistência Técnica, Perícias, Laudos de Patologias, Controle de Qualidade, Treinamentos, dentre outras. A formação generalista permite a atuação nos ramos da Construção Civil, Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo, Patrimônio Histórico e Restauro.
O conhecimento e expertise de anos de estudo e especialização a fim de oferecer serviços técnicos para a Sociedade, independente da sua classe social, estão construindo Cidades mais sustentáveis e resilientes no mundo, mas é preciso avançar no Brasil. Sucesso na vida!
Diretor da R. Martin Arquitetura – (12) 99714-7367 – www.robsonmartin.com.br