O CCBEU Caraguatatuba completa 30 anos em agosto de 2023. Com uma trajetória marcada por dedicação e comprometimento, a escola se consolidou como referência no ensino da língua inglesa na região ao formar diversos alunos que fizeram intercâmbios de estudos e profissionais, conquistaram certificação internacional e que moram em outros países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália, etc. Também há alunos que se formaram na escola e são professores tanto no CCBEU como em diversas escolas de línguas e escolas bilíngues no Brasil.
Rosana Meirelles destaca que, “no CCBEU os estudantes são incentivados a seguirem seus sonhos, com metodologia, planejamento e estudo, assim como eu conquistei o sonho de abrir minha própria escola”.
“O ensino da língua inglesa é mais que minha vocação, é minha paixão”. E esse misto de vocação e paixão é facilmente percebido por todos que conhecem a professora Rosana. Seu sorriso cativante e educação impecável são características marcantes da empresária. Mas como será que tudo começou?
Rosana Meirelles é formada em Letras pela UNITAU (Universidade de Taubaté) e tem pós-graduação/ especializações em Língua Inglesa. Desde criança, quando teve o primeiro contato com inglês na 5ª série, já gostava de estudar e foi incentivada por seus professores, que perceberam
desde cedo sua facilidade e amor pela língua estrangeira. “Na juventude, estudei inglês em uma escola de idiomas e comecei a dar aulas assim que concluí o curso, pois já sabia que essa era minha vocação. É muito gratificante acompanhar o desenvolvimento dos alunos e vê-los ampliando suas opções de carreiras, estudos e viagens”, contou.
Além de se dedicar à escola, Rosana Meirelles é associada do Rotary Club Caraguatatuba Poiares desde 1996 sendo responsável pelo intercâmbio internacional de jovens e de Rotarianos. Entre as diversas funções que exerceu no Rotary, está a presidência da Associação de Intercâmbio de Jovens, quando representou o Rotary em diversos países, o que enriquece tanto sua experiência pessoal como profissional.
Em 1992, veio morar em Caraguatatuba, mas mesmo assim continuou na UNITAU e concluiu a faculdade. De lá para cá, não parou de se especializar. Ao chegar em Caraguá, ela conseguiu emprego como professora de inglês em uma escola de educação básica, e as mães dos alunos começaram a procurá-la para dar aulas particulares. Foi então que ela percebeu que o sonho de ter sua própria escola era possível! A partir daí, em 1993, ela criou a RAINBOW SCHOOL, que se tornou CCBEU em 1998.
O CCBEU é reconhecido também, ao longo desses 30 anos, pelos eventos que realiza com os alunos: Páscoa, 4 de julho – dia da Independência dos Estados Unidos, dia das crianças, Halloween, gincanas de final de semestre e festa de fim de ano com apresentações de peças teatrais e musicais em inglês sob coordenação da Profa Debbie Hunt. “Nós, professores do CCBEU, temos compromisso com o ensino da língua inglesa em todos os seus aspectos linguísticos, comunicativos e culturais”.
Com muita honra o CCBEU de Caraguatatuba recebeu a visita da Adida Cultural do Consulado Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo, Danna Van Brandt, e promoveu um seminário sobre Programas Educacionais Americanos e Intercâmbio Internacional de Jovens.
Na pandemia, a escola não parou e ofereceu aulas ao vivo por meio de plataforma digital. Contando com professores capacitados e comprometidos, o CCBEU atendeu as necessidades de seus alunos utilizando o melhor recurso digital disponível para manter a qualidade e o padrão, mesmo em um momento de muitos desafios para a educação.
Como resultado do ensino de inglês, pautado nos parâmetros internacionais, o CCBEU Caraguatatuba tornou-se um Centro Preparatório dos exames CAMBRIDGE através da parceria com o São Paulo Open Center, um dos maiores centros independentes autorizados Cambridge English no Brasil, responsável pela aplicação de exames de diversos níveis de proficiência da língua inglesa.
Todo esse sucesso não teria sido possível sem a participação dos professores, alunos, pais e parceiros que fizeram do CCBEU uma escola que não só ensina um idioma, mas que contribui para o desenvolvimento de seus alunos como cidadãos do mundo.