Felipe Riela e Daniele Murillo
O Caraguá a Gosto acontece de 1º do mês que dá nome ao evento e segue até 10 de setembro. Em sua 18ª edição, é considerado um dos maiores Festivais de Gastronomia do Litoral Norte. Segundo a Prefeitura de Caraguatatuba, são 65 estabelecimentos participando e mais de 130 pratos para saborear, tendo como novidade, a culinária saudável, que inclui pratos veganos ou vegetarianos. A competição é dividida em 11 categorias: Carnes e Aves; Petiscos; Culinária Internacional; Frutos do Mar; Lanches Artesanais; Pizzas; Sobremesas Frias; Confeitaria; Café e Culinária Caiçara. Os pratos são vendidos nos formatos presencial, delivery e drive-thru.
O Festival sempre muito aguardado, movimenta o comércio local. Aliás, são os próprios consumidores que elegem os melhores estabelecimentos por meio de critérios como: Criatividade; Apresentação; Sabor; Serviço da Casa e Atendimento do Garçom. Em 2022 o concurso somou 21.229 votos válidos, em apuração realizada pela ACEC, atraindo clientes vindos de mais de 120 municípios de 16 Estados brasileiros. Agora, vamos conhecer a trajetória de 2 destes comércios que estão na 18ª edição do Caraguá A Gosto: o ‘Batatuba’, que foi um dos vencedores na edição de 2022; o ‘Kintal do Marquinhos’, que também coleciona prêmios no Festival.
Batatuba completa 14 anos em agosto – Fundado por Alan Fonseca, 45 anos, que tem ‘veia empreendedora’, e sua esposa, Mariana da Conceição Oliveira, 42 anos, a ideia original de criar um local para servir batatas surgiu em um barzinho em Salesópolis, onde viviam. O casal sócio proprietários do Batatuba, conheciam o litoral como turistas, até decidirem vir para Caraguá, e explorarem o nicho das batatas recheadas. Hoje, o restaurante proporciona ao cliente uma variedade de pratos: são quase 30 sabores de batatas e panquecas, tem os acompanhamentos, pratos diversos com aquela ‘comidinha fresca’, e ainda funciona delivery.
Tudo aconteceu aos poucos e com planejamento. “Lembro do dia em que ele me disse: vamos mudar de vida? Então, decidimos com muita coragem, junto com nosso filho, que tinha 2 anos, fazer nosso próprio caminho e viver experiências novas. Mudamos de Salesópolis e estamos em Caraguá há quase 14 anos e amamos. Temos um filho, o Bruno, de 16 anos, e uma filha, a Lorena, de 10 anos”, conta Mariana.
O Batatuba já entrou para o roteiro gastronômico da cidade, inclusive já passou por um dos maiores empreendimentos de Caraguá, o Serramar Shopping, em 2013, onde ficou por oito anos, até a pandemia. “Foi um período difícil, e serviu para aprimorar ainda mais nosso atendimento e qualidade. Empreender tem seus altos e baixos. Faz parte do crescimento nos reinventamos o que é muito bom”, revela Mariana que hoje tem 12 colaboradores, e disse que já chegou a gerar 20 empregos diretos.
O casal mantém o restaurante em ótima localização, garantindo qualidade. Segundo Alan, “esse é o principal diferencial do Batatuba. Nosso foco sempre foi atender a população de Caraguá que nos abraçou desde que chegamos, mesmo atendendo também os turistas, entendemos que nosso público é o pessoal do dia a dia que temos a satisfação de alimentar com os melhores e variados sabores”.
Sobre a participação desde 2017, quando venceram o Caraguá A Gosto, eles concordaram, “é uma oportunidade de divulgar o restaurante e atrair novos clientes. Para este ano, estamos elaborando dois pratos, o evento nos estimula criativamente e isto é positivo para nós e para o comércio em geral”. A veia empreendedora do casal não para, eles estão finalizando o novo projeto, de vender massas congeladas caseiras, facilitando assim, a vida daqueles que gostam do sabor de ‘comida de casa’ sem ter que cozinhar. “Aprendemos que empreender é um constante desafio. Estamos felizes com a trajetória que construímos até aqui. Continuamos motivados a oferecer aos nossos clientes uma experiência gastronômica única, com muito sabor e qualidade”, finalizou Mariana. O Batatuba fica na Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, 249, Centro, aberto todos os dias (exceto terças-feiras), a partir das 11h até 23h, e delivery das 11h às 22h.
Trajetória de sucesso do Kintal do Marquinhos – É um restaurante que se tornou um grande sucesso e começou de forma modesta, com um quiosque, que foi a porta de entrada do casal, Marcos Fernandes Alves e sua esposa, Sandra Ferreira Fernandes Alves, para o mundo da gastronomia aqui no litoral. Antes de se dedicarem ao ramo alimentício, o casal trabalhava em áreas totalmente diferentes. Marcos era corretor de seguros e sua esposa, bancária. No entanto, a vontade de morar na praia sempre esteve presente na vida deles.
Eles decidiram mudar de ramo e foram pesquisar opções de franquia. Foi quando surgiu a oportunidade de adquirir o “Quiosque Primavera” na região do Porto Novo. Em 2014 foi a 1ª participação deles no “Caraguá A Gosto”, época em que Sandra também se tornara chef pela ETEC (Escola Técnica Estadual). Foram dez anos à frente do ‘Primavera’, e o prestígio que hoje eles carregam, com certeza, vem dessa época. Eles sempre participam dos eventos gastronômicos que a cidade realiza, como também o Jazz e Vinhos.
Os prêmios do Kintal do Marquinhos em eventos são diversos, o que reforça o dinamismo do casal. Sobre o evento Caraguá A Gosto, em 2015 foram campeões pela 1ª vez, ainda pelo quiosque, na categoria “Petiscos”. Em 2016 ficaram em 2º lugar com o Chiclete de Camarão, além de serem premiados em 2018, 2019, 2021 e 2022. No Festival da Cachaça, ficaram em 3° lugar com prato e drink.
Uma história curiosa é sobre a premiação do ano de 2021, no qual ficaram em 2º lugar com a receita ‘Stinco A Palmieri’, que curiosamente levou o sobrenome de um cliente pois, foi ele quem os levou para conhecer o prato em São Paulo. Marcos fala que ainda hoje é possível degustar alguns pratos vencedores no Kintal do Marquinhos, que acabaram ganhando espaço permanente no cardápio.
O atual Kintal do Marquinhos, de casa nova desde 2019, segue apostando no diferencial da inovação e criatividade. “Nosso lema sempre foi fazer diferente. Hoje oferecemos, nas quartas e quintas, o festival de comida de boteco, e na sexta-feira temos festival de massas e caldos, que nesta época tem ótima saída. Com música ao vivo de quarta a sábado, quando é servido no almoço a tradicional feijoada”, revelam o casal que aposta na variedade do cardápio para atrair públicos diferenciados, o que tem grande aceitação da clientela. Agora em 2023, o Kintal irá participar do Caragua A Gosto em duas categorias. Eles fazem questão de ressaltar o quanto o evento ajuda no faturamento do estabelecimento. Resumindo, o casal conquistou uma trajetória de sucesso, e exemplo de como a determinação e a coragem podem transformar um pequeno negócio em uma grande realização, mesmo diante dos desafios e incertezas.
O Kintal do Marquinhos fica na Av. Jundiaí, 392, Sumaré, funciona de quarta a sexta, a partir das 18h30h, nos sábados das 11h30 às 16h e depois reabre às 18h. De domingo abre para o almoço, das 11h30 às 16h e fica fechado às segundas e terças. Instagram: @kintaldomarquinhos