Da construção ao projeto de Décor, tudo o que você precisa está aqui – O Litoral Norte Paulista cresce e a valorização da região nos últimos anos é uma grande oportunidade para diversos setores ligados à construção civil, a arquitetura e aos imóveis em geral. Estes dados foram comprovados no último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado no final de junho, no qual a região apresentou um aumento significativo na população, no número de empresas e empregos gerados.
A procura por imóveis aumentou consideravelmente! Pessoas que antes, apenas vinham para sua ‘casa de praia’, passaram a ficar e morar no litoral, o que gerou uma nova demanda e atraiu profissionais. A região está bem aquecida, como relatam nossos entrevistados. Vamos então dividir as histórias de sucesso nos próximos parágrafos. Com destaque para Caraguá, que registrou aumento de quase 34%, somando hoje 134.875 mil habitantes. Ilhabela tem 34.934 moradores, São Sebastião está com 81.540 e Ubatuba com 92.980.
Esse crescimento reflete nos profissionais que estão desempenhando um papel fundamental nessa transformação. Por meio de projetos inovadores e de alta qualidade, eles estão construindo um litoral mais moderno e atrativo, com empreendimentos imobiliários que oferecem conforto, segurança e praticidade. Damos continuidade ao assunto por meio de entrevistas que realizamos com profissionais de sucesso na região.
Officina Mare e Decorplan: novo conceito de mobiliário chega ao Litoral Norte
Uma revolução no setor da Arquitetura e Design do Litoral Norte, reunindo grandes nomes do segmento para criação de ambientes com mobiliários exclusivos na região. A loja conceito contará com 17 espaços, com nomes inspirados em praias do Litoral Norte. As linhas de mobiliário são referência em design contemporâneo, seguindo os lançamentos em Milão na Itália, no qual os designers valorizam as formas orgânicas, materiais inovadores e cores para criar tendências em suas Officinas de Arte.
“A Officina traz produtos sofisticados, originais e pensados para cada ambiente de uma residência litorânea. Este novo espaço de design, oferece a ousadia que valoriza os projetos de arquitetos e designers em tudo”, relata o diretor do grupo Khaled Majzoub, que atua mais de 30 anos no setor mobiliário e traz a força dos sucessores Walid e Luay para empreender na região.
A curadora do projeto Marcelle Duarte, designer de Interiores de Belo Horizonte e com 20 anos de experiência na área, hoje atua em São Jose dos Campos e litoral. Ela assina a fachada e setorização da Officina Mare, e firmou a parceria com Ana Cunha, diretora da Decorplan Móveis Planejados, para composição dos ambientes da futura loja que terá 800 m2 em local estratégico em Caraguatatuba, na região da Martim de Sá.
Segundo a relações públicas Viviane Reno: “Somente uma Grande Squadra ou um grande time para formar o alto padrão, na seleção dos produtos exclusivos que vão compor os ambientes. Por isso que o nome Officina traz na logo uma cadeira, o ícone símbolo de mobiliário”.
A inauguração da Officina Mare Decorplan está planejada para o início do segundo semestre, ainda sem data oficial. A expectativa de toda a equipe da loja, proprietários e envolvidos é grande. Eles tem certeza que será um sucesso. Portanto, é hora de segurar a ansiedade pois tem muitas ações lindas chegando no litoral. Quem deseja fazer contato e saber mais, é só acompanhar o Instagram da @officina_mare e @decorplanplanejados.
Sobre os escritórios de arquitetura que farão parte da officina estão: Selma Tammaro, com o ambiente ‘Tabatinga’; Sergia Garrido e Flavia Kassia com os espaços ‘Ilha do Tamanduá’ e ‘Definindo Massaguaçu’; Nilberto Brito com ‘Guaecá’; Adriana Nogueira com ‘Capricórnio’; Pitta Arquitetura com o espaço ‘Prumirim’; Felix Ribeiro e Rogério de Lucca com ‘Ilha das Cabras’; Contemporaq Arq. com a ‘Sala Apresentação’; Sampa Paisagismo com o ‘paisagismo externo’; Bevilacqua Arq. com ‘Maressias’; Fischer Arq. Associados com ‘Prainha’; Cezar Scarpato com ‘Baleia’; Sinato Arq. com ‘Cocanha’; Maena Carneiro com ‘Martim de Sá’, Patrícia Duccini com ‘Riviera’, Caroline Sautchuk com ‘Curral’ e Consani Arquitetura com outra ‘Sala Apresentação’. Agora vamos conhecer melhor uma dessas arquitetas top!
Selma Tammaro soma mais de 700 projetos no Brasil e exterior – Com mais de 40 anos de carreira, Selma Tammaro é uma das maiores referências em arquitetura contemporânea, com um portfólio repleto de projetos ousados e criativos. Selma possui diversos cursos de extensão nas áreas de paisagismo, edificação e design de interiores e já levou seu estilo leve e contemporâneo para vários estados brasileiros e para o exterior, com trabalhos realizados no Canadá, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Inglaterra.
O sucesso dos projetos de Selma está em seus detalhes, com cores vivas que se harmonizam naturalmente ao ambiente, em um estilo cheio de personalidade e ousadia. Suas habilidades internacionais foram reconhecidas por publicações renomadas, como a Ville Journal e Toronto Star, além de revistas nacionais como Casa Vogue e Casa Claudia. Selma marca presença em eventos do segmento como Casa Cor, Mostra Artefacto, Mostra Artefacto Beach and Country e Casa & Conceito, além de premiações como WAF e Prêmio Olga Krell, além de outorgada de empresas como Artefacto, Fast Shop, Todeschini, Docol, Portobello, etc.
Ela explica que com a pandemia da Covid-19, houve uma mudança significativa no interesse dos clientes pela qualidade de vida e bem-estar, o que favoreceu este ‘boom imobiliário’ no Litoral Norte, inclusive na Tabatinga, em Caraguá, onde ela tem escritório. “Muitas pessoas decidiram tornar o sonho de morar na praia, uma realidade. Então saíram dos centros urbanos e se deslocaram para cá. Isto, proporcionou uma grande demanda para a área de arquitetura”, confirma Selma que continua muito bem procurada para fazer projetos de construção, decoração e paisagismo.
Outros fatores contribuíram para o ‘boom’ imobiliário na região, como Selma destacou: “O Litoral Norte está em pleno desenvolvimento com as rodovias, os comércios e toda a infraestrutura das cidades, além das belezas naturais. Outro fator é o crescimento do modelo ‘home office’ que possibilita as pessoas trabalharem, estando em qualquer lugar”. Ela confirma também que os alunos de Arquitetura de Caraguá estão tendo bastante demanda, já que uma parte da sua equipe se formou no Centro Universitário Módulo. Para a arquiteta, “sempre haverá demanda para quem tem criatividade e ousadia. Profissionais de arquitetura como eu, geralmente são movidos pela paixão, como o Niemeyer, e trabalharam até os últimos instantes da vida”.
Com 45 anos de formação, Selma Tammaro encontra-se feliz no Litoral Norte, depois de viver quase 8 anos no Canadá e ter seus filhos formados lá. Ela foi para o país em busca de qualidade de vida e segurança, após ter sido assaltada 9 vezes em São Paulo. Selma hoje é uma das maiores referências em Arquitetura no Brasil, com um estilo que une ousadia e harmonia em seus projetos. Ela tem escritório em Caraguá, no bairro do Itaim na capital paulista e no interior na região de Sorocaba e Itu. Conheça mais: www.tammaroarquitetura.com.br
Robson Martin revela que demanda por Projetos Arquitetônicos Sustentáveis cresce – Arquiteto e Urbanista especialista em Gestão de Projetos pela Universidade Cruzeiro do Sul, Robson Martin é professor universitário no MÓDULO e diretor da R. Martin Arquitetura. Seu foco com a preservação ambiental, acessibilidade e o bem estar das pessoas, está refletido em seus projetos urbanos, sustentáveis, saudáveis, e inclusive no Litoral Norte.
Ele soma cerca de 30 anos de atuação em Arquitetura, Engenharia, Gás, Petróleo e Telecom, com foco na qualidade e sustentabilidade para clientes como AT&T, C&C, NEC, TIM, VIVO. Destacou-se na construção da UTGCA (Unidade de Tratamneto e Gás) para a Petrobras, em Caraguá; na Recuperação Estrutural do Piêr e em outros serviços da Transpetro em São Sebastião. Sua trajetória na gestão de obras de reformas e construções formam seu Acervo Técnico com mais de 250 ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica), no CREA e 70 RRTs (Registro de Responsabilidade Técnica) no CAU, Conselhos de Engenharia e de Arquitetura, respectivamente. Fazendo do arq. Robson um exemplo inspirador para quem deseja seguir carreira na área.
Robson explica que as construções, projetos urbanos e arquitetônicos que promovem o desenvolvimento sustentável no Litoral Norte, devem usar materiais e tecnologias que reduzam os impactos ambientais, além de priorizar a acessibilidade e investir no paisagismo para melhorar o bem estar das pessoas, preservando o Bioma da Mata Atlântica. A região possui uma grande demanda por profissionais da Arquitetura Sustentável, segundo Robson, que tem orgulho de contribuir na formação destes profissionais, como professor no Módulo, no qual curso tem mais de 20 anos de tradição, sendo muito bem avaliado pelo MEC (Ministério da Educação). Ele destaca que arquitetos podem atuar também com: Design, Docência, Gestão, Laudos, Perícias, Planejamento Urbano, Restauro, etc.
Foi voluntário nos Conselhos de Desenvolvimento Urbano e de Habitação, fez levantamentos para o Ministério Público Federal melhorar a acessibilidade nos prédios públicos, dá palestras sobre Educação Ambiental, Patrimônio Histórico e orientou pesquisa com docentes e estudantes do curso de Arquitetura para reduzir os riscos de desastres naturais nas comunidades às margens dos rios urbanos no Litoral Paulista.
Com sua atualização constante, Robson Martin é um exemplo de como a persistência e o amor à profissão podem levar a grandes realizações na vida. Hoje faz Mestrado em Tecnologias em Educação em universidade nos EUA, e aborda estes temas no seu canal no YouTube @robsonmartin9830 ou no site www.robsonmartin.com.br.
Aline Analha atua do início do projeto até a decoração – Com apenas 32 anos, Aline é formada pela Anhembi Morumbi e começou sua carreira, ainda como estagiária na Prefeitura, e depois em grandes escritórios voltados para projetos comerciais, residencial, industriais e logísticos em São Paulo, cidade que nasceu e cresceu. Desde a infância visitava Caraguá nas férias com sua família. Inclusive, seu pai Ricardo Analha há 25 anos já trabalhava como engenheiro construindo no Litoral, e foi presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Caraguá.
Atualmente, ela segue passos próximos aos do pai, com suas próprias escolhas. E, assim, desde cedo sabia que queria fazer Arquitetura e Urbanismo. Seu amor pelo litoral fez com que ela trocasse a metrópole pela praia, há cinco anos, e está se consolidando profissionalmente com seu próprio escritório. “A cidade tem uma infraestrutura muito boa e profissionais qualificados. Além disso, há muita procura para quem deseja construir do zero. Os terrenos são cada vez mais valorizados na cidade. Há um crescimento evidente com as obras dos Contornos e todo o desenvolvimento que segue”, contou Aline.
Com escritório na Martim de Sá, o “Analha Arquitetura”, tem equipe própria. Aline se destaca por trazer soluções inovadoras e sustentáveis aos seus projetos, alinhando o meio ambiente com a estética e funcionalidade. “É importante pensar no meio ambiente e na sustentabilidade em todos os projetos. Podemos aliar essas práticas com a modernidade e tecnologia, para trazer mais conforto e bem-estar aos clientes”, enfatizou ela que gosta, desde a parte de criação dos projetos, até as visitas e ‘trocas de experiências’ com os clientes para compreender o que querem, e como ela pode ajudá-los com seu conhecimento e experiência.
Além disso, Aline também se dedica à Associação de Arquitetos de Caraguatatuba, no qual está na diretoria e busca fortalecer a classe com eventos e palestras, além de contribuir com os alunos da Arquitetura. Ela e membro do CMDU – (Conselho Municipal do Urbanismo), discutindo e elaborando propostas de projeto de lei de interesse urbanístico, e participou ativamente das discussões do Plano Diretor de Caraguá. Ela destaca que a cidade tem investido cada vez mais no turismo, além do crescimento de shoppings, hospitais, empresas de renome, e as belezas naturais que atraem turistas o ano todo pra cá. “A demanda por arquitetos também cresce. Há inúmeros empreendimentos em Caraguá e é um período fértil para profissionais de áreas correlatas também”, concluiu. Aline Analha está no Instagram @analhaarquitetura.
Conversamos também com Sueli Cabral, gerente da Portobello Shop de Caraguatatuba, que fortalece a região. “A Portobello é hoje a maior empresa de revestimentos do Brasil, sendo a Portobello Shop um canal de vendas com produtos exclusivos e linhas assinadas, oferecendo experiência de compra, nos ambientes físicos e digitais, centrada no cliente, com uma solução completa para revestimentos e complementos, principalmente louças e metais” conta Sueli. Com mais de doze anos de experiência em Gestão, formada em administração e pós graduada em Gestão de Pessoas e Negócios, Sueli Cabral está há um ano e meio no MM Grupo, e apresenta um pouco mais desta gigante que chegou recentemente no Litoral Nort.
Há mais de 30 anos no mercado o MM Grupo atua com negócios no ramo da construção civil e varejo, e há 4 meses assumiu a Franquia da Portobello Shop em Caraguá. O grupo está em plena expansão e possui outras lojas Portobello Shop em São José dos Campos, Guaratinguetá e Taubaté, com equipes que trabalham design e inovação de maneira visionária, lançando constantemente tendências de arquitetura e decoração, e atenta aos impactos de suas escolhas.
Ela completa nos contando que a unidade de Caraguá estará realizando treinamentos, workshops e outras ações juntamente com arquitetos, designers e parceiros, para que juntos possam crescer e cooperar ainda mais com o desenvolvimento do Litoral Norte, com mais design, inovação e sustentabilidade. “É importante construir um futuro onde todos evoluem juntos”, confirma Sueli e acrescenta que o propósito da marca é ‘Viver Design, transformar ambientes e emocionar pessoas’. A Portobello Shop Caraguá fica na Av. José Herculano, 3595, Jardim Britânia. Instagram: @portobelloshopcaragua, www.facebook.com/portobelloshopcaragua e telefone: (12) 3887-6325.
Com criatividade ‘herdada dos pais’, Débora de Jesus lidera a empresa Construção Dimensão – Em função do ‘boom imobiliário’ no litoral, a busca por profissionais de arquitetura e construção cresceu consideravelmente, e a cada dia novos talentos despontam. Com apenas 28 anos, a arquiteta e urbanista Débora de Jesus, especialista em Design de Interiores e Gestão de Obras, é CEO da Construtora Dimensão. Com 5 anos de formação, ela conta que desde a infância tem contato com construção e espaço criativo, devido ao seu pai, empreiteiro na época, que a levava em obras, e sua mãe costureira, que desenhava e criava as peças de roupas. Tudo isso despertou nela o gosto por criar.
Para Débora, o grande ‘impulso’ que favoreceu o setor foi o ‘pós pandemia’, quando as pessoas passaram muito tempo em suas casas e refletiram sobre suas necessidades, e a real importância e valorização de casa espaço da casa. Isso resultou na expansão das construções e reformas, abrindo um leque de oportunidades para profissionais da área. Sua empresa foi fundada em 2019, inicialmente como ‘Studio Dimensão’, e desde o ano passado, passou para ‘Construtora Dimensão’, agregando serviços diversos além de ‘apenas’ projetos. Atualmente a empresa atende o litoral norte, e futuramente quer expandir para o Vale e demais regiões.
Débora atua com residências, desde a regularização de lotes, topografia, projetos de aprovação, interiores, estrutural, complementares, até a execução e entrega das chaves da casa. Pela sua responsabilidade já passaram serviços institucionais como escolas, igrejas e hospitais. “Arquitetura e Construção não são ‘luxo’. Se engana quem pensa desta forma. Por meio de um projeto, ‘realizamos sonhos, expectativas e anseios de uma família”, conclui. A Construtora Dimensão fica na Av. Vereador Antônio Borges, 1171, Varadouro, em São Sebastião. Instagram @construtora.dimensao e @arquitetadeboradejesus.
Raphael Henrique Briti uniu a Arquitetura com a corretagem de imóveis, realizando estudos de viabilidade. Com 46 anos e formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Módulo em Caraguá em 2006, Raphael ‘Carlota’ como é conhecido, atua desde 1998 como corretor de imóveis autônomo, especializando-se em terrenos e áreas.
Atualmente, trabalha como corretor na busca de terrenos e áreas, como por exemplo, fazendo estudos de viabilidade para indicar a construtores e construtoras, verificando a possibilidade de novos empreendimentos. “Já vendi muitas áreas para a construção de condomínios horizontais e afins. Também vendo áreas de Compensação Ambiental em Caraguá, e tenho disponível lotes de 360 até 5.000 metros quadrados, todos regularizados”, confirma.