Redação
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está no Litoral Norte nesta sexta-feira (21/07), para a assinatura de ordens de serviços de início de obras de saneamento básico e visita às obras de habitações populares destinadas a moradores afetados pela chuva de fevereiro.
A programação do governador começou em Caraguatatuba, onde ele assinou a ordem de serviço para o início de obras de Sistemas de Esgotamento Sanitário dos bairros Martin de Sá, Jaraguazinho, Jardim Terralão, Cidade Jardim e Golfinhos, com investimentos em torno de R$ 52 milhões. A cerimônia foi na EMEF Prof. Jorge Passos, no Jaraguazinho.
Em seguida, o governador foi para Ilhabela, onde foi recebido pelo prefeito Toninho Colucci, na Praça da Praia Grande. Na ocasião, Tarcísio de Freitas assinou a ordem de serviço para as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário para os bairros Praia Grande, Bexiga, Curral, Veloso e São Pedro. O investimento chega a R$ 70 milhões.
Na parte da tarde, o governador seguiu para São Sebastião, juntamente com o prefeito Felipe Augusto, para visitar a Vila de Passagem, localizada no Bairro da Topolândia, e as obras de construção de habitações populares pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) no Bairro Baleia Verde.
Essas obras são do Governo do Estado em parceria com a Sabesp e fazem parte do compromisso assumido pelo governador a partir da tragédia que atingiu São Sebastião em 19 de fevereiro, que resultou na morte de 64 pessoas e deixou centenas de desabrigados.
Durante a entrevista coletiva em Ilhabela, o governador falou sobre modernização da travessia de balsa, ampliação do Porto de São Sebastião e obras do Contorno. Na ocasião, Tarcísio de Freitas fez a entrega oficial da reforma da balsa FB-25 à travessia São Sebastião-Ilhabela e anunciou a abertura de licitação para reforma de outras duas embarcações. Ele atravessou na própria FB-25 no retorno de Ilhabela a São Sebastião.
Na questão das Obras dos Contornos da Rodovia dos Tamoios, o governador informou que uma parte fica pronta no final de 2023, e a segunda parte no primeiro semestre de 2024. Sobre o Porto, o governador disse que é uma fase de prospectar novas possibilidades para ampliar a capacidade de movimentar carga para não ficar só restrita a alguns produtos siderúrgicos, mas ampliar também para outros produtos. Sobre a proposta de uma possível construção de novos berços de atracação, o governador falou, “isso depende muito da nossa negociação com o Governo Federal no que diz respeito à ampliação do convênio de delegação. Temos um convênio que vai até a próxima década, mas se tivermos mais tempo facilita, pois é o tempo que precisamos para amortizar o investimento que vai ser feito”.
O governador deve encerrar sua agenda no Litoral Norte por volta das 17h e retornar à capital paulista.