Bruna Briti e Felipe Riela
Antônio Carlos Junior (PSDB), único vereador da oposição na Câmara Municipal de Caraguá, fez um balanço de seu mandato, em entrevista exclusiva ao Litoral em Pauta. Na ocasião, ele destacou vários projetos de sua autoria, que foram aprovados, e trazem benefícios para toda a população do município. Ele fez um balanço positivo dos últimos anos. “Desde que entrei na Câmara, há dois anos e meio, trabalho em prol da comunidade, com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade social. A cidade deve crescer de forma ordenada, e estou aqui pra contribuir com isso. Recebo muitos pedidos de emprego, remédios e alimentação”, enfatizou. Antônio Carlos que acompanha de perto toda a tramitação de seus projetos e requerimentos.
Entre os projetos, há o que permite a presença de ‘Doulas’ sempre que solicitada pelas mães em trabalho de parto nas maternidades, hospitais e demais estabelecimentos de saúde públicos ou contratados pela rede municipal de saúde. Segundo o vereador, “esse projeto garante o acolhimento e suporte às mulheres durante todo o processo de gestação e concepção, proporcionando uma experiência mais humanizada e respeitosa”.
O vereador, também instituiu a ‘Semana de Conscientização sobre a Alergia Alimentar’, incluindo essa data no Calendário Oficial de Eventos do município. A proposta visa promover a conscientização e informação sobre esse tema tão importante para a saúde das pessoas. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), aproximadamente 80% de todas as alergias ocorrem por causa de oito produtos que a maioria das pessoas consomem, são: leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanha, peixes e crustáceos. Antônio Carlos destacou: “A prevalência da alergia alimentar está aumentando no mundo inteiro, o que torna crucial conscientizar as pessoas sobre os métodos de diagnóstico e os potenciais perigos envolvidos. O objetivo é desmistificar esse assunto para a população”.
Além desses projetos, Antônio Carlos Junior também fez pediu ao Executivo, que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da região Sul e Norte, passem a contar com médicos pediatras 24 horas. Essa medida visa garantir um atendimento adequado e especializado para as crianças da cidade. Segundo o vereador: “até o momento, só tem pediatra 24 horas na UPA Central. Além disso falta da rede municipal, mais médicos ginecologistas, psiquiatras e clínicos gerais. Também é grave, a falta de remédios básicos da rede de saúde pública, como: Ácido valproico (depakene)500mg; Periciazina1%; Tioridazina; Amoxicilina+clavulanato; Cefalexina; Ciprofloxacino; Atenolol 25; entre outros não menos importantes”. Todos os dados informados fizeram parte de um balanço que o vereador fez com as secretarias municipais.
Outro projeto de relevância que o vereador citou foi a criação do ‘Conselho Municipal da Intolerância Religiosa’, em defesa e promoção da liberdade religiosa, que segue em andamento. Dentre outros projetos aprovados estão: o que propõe e denomina ‘Rua Pedro Luiz Corrêa da Silva’, que até então era chamada como ‘Rua 9’, no Pontal Santa Marina; bem como os títulos de cidadão Caraguatatubense que ele concedeu a Gianni Matos que atuou por anos nas escolas estaduais, e para Antônio Roberto Barbosa, que está com 92 anos, pai do Ari quiosque e do Supermercado Canto Bravo.
Junior também pediu que seja reavaliado o estudo do CARAGUAPREV (Instituto de Previdência de Caraguá) destinado aos cerca de 5.300 funcionários da Prefeitura, que está prestes a ser enviado e votado na Câmara. “As novas mudanças, acabam prejudicando os servidores que estão para se aposentar, e por isso se faz necessário que o Instituto funcione de maneira o mais transparente possível. Considero que a empresa contratada para ‘atualizar as regras de aposentadoria dos servidores municipais’ reveja todo o sistema CARAGUAPREV, principalmente para que os funcionários públicos com salários baixos não sejam prejudicados”, esclarece Antonio Carlos Jr.
Assim, o vereador segue atuando e aprovando todos os projetos e ações que beneficiem a população, contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Antônio Carlos Junior, foi eleito com 1.435 votos. Ele é formado em Publicidade e Marketing e pós-graduado em Gestão Pública, foi vice-prefeito de Caraguá por dois mandatos (2008/2012 e 2012/2016) na gestão do seu pai, o ex-prefeito Antônio Carlos da Silva, e Deputado Estadual por três meses, em 2019.