Já estão acontecendo diversas ações no Brasil, para divulgar e mobilizar os jovens a participarem do Genfest que acontecerá no Brasil, na cidade de Aparecida/SP, em julho de 2024. A expectativa é reunir 6.000 jovens do mundo inteiro para celebrar e refletir o tema central do evento, que é ‘Juntos para Cuidar’. Este grande festival tem o objetivo de despertar o protagonismo dos jovens na concretização da Fraternidade Universal, conectando, promovendo e celebrando ações de cuidado com o meio ambiente, e com as pessoas, especialmente as mais vulneráveis.
O evento será realizado em 3 fases. A 1ª fase acontece de 12 a 17 de julho de 2024, e os jovens serão ‘voluntários’ em várias organizações não governamentais espalhadas pelo Brasil e América Latina. A 2ª fase é o evento central em Aparecida, entre os dias 19 a 21 de julho do ano que vem, com a presença de 6 mil jovens e uma extensa programação. E, a 3ª fase é uma grande escola de cidadania ativa, no qual os jovens vão desenvolver projetos nas comunidades e continuar o aprendizado do Festival.
Para que tudo isto aconteça, muito trabalho já está sendo feito pelos participantes do Movimento dos Focolares, que é o grande realizador do evento. Foi lançado recentemente, um Fundo de Solidariedade para arrecadar verbas. E qualquer pessoa, tanto física como jurídica, pode contribuir com o valor que puder. Pode ser transferência bancária no Banco do Brasil (001), agência 3583-1, conta corrente 4448-2, no CNPJ 05.056.796/0001-18, tendo como favorecido o Movimento dos Focolares Mariápolis Ginetta, ou pix, que é o e-mail mfocolares@yahoo.com.br. O dinheiro arrecadado será revertido para pagar a inscrição de jovens que não tenham condições financeiras de participar do Genfest, e também para custear as despesas com infraestrutura, fornecedores, marketing, figurino, transmissão, cenografia, entre outras.
Solidariedade em Pauta
Diversas ações com o objetivo de arrecadar verbas estão acontecendo no Brasil. Como por exemplo, a ação feita pela Ana Paula Cavalcante da Costa, 27 anos, administradora, e moradora de Parintins, no Amazonas. “Somos 20 jovens e criamos um cronograma para arrecadar fundos. Estamos fazendo atividades como rifas, venda de comes e bebes em eventos da cidade, venda de brigadeiros com mensagens bonitas, e também o ‘Cinema na Escola’. Nosso objetivo é ir ao Genfest e levar nossa cultura e arte pro evento”, relata e continua: “São muitas ‘providências’ que já estão acontecendo no mundo inteiro em nome do Genfest. Participar deste Festival será uma realização pessoal e coletiva emocionante”, revela ela que é Gen (Geração Nova), e participa ativamente do setor juvenil dos Focolares.
Outras iniciavas estão acontecendo com os(as) voluntários(as) dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Eles iniciaram em abril último, uma ‘Comunhão de Bens Extraordinária’, que será finalizada em dezembro deste ano. “Não importa o valor, tudo servirá. Vou dar um exemplo: na minha casa, devido à doença da minha esposa, faço todas as atividades da casa e aos finais de semana, para não cozinhar, peço delivery. Então decidi que, num final de semana por mês, vou cozinhar e esse valor será enviado ao Genfest. Cada um pode encontrar a sua forma de realizar essa comunhão, fruto de um sacrifício pessoal. Assim o nosso Genfest terá, além da comunhão, um ato de amor concreto para que seja frutuoso”, revela José Portella.
Mais sobre o evento
O Genfest 2024 vai contribuir para desenvolver competências e atitudes nos jovens participantes, como empatia e atitude de escuta, trabalho em equipe e rede de relacionamentos, responsabilidade social e solidariedade, diálogo intercultural e inter-religioso, e favorecer o intercâmbio com culturas e tradições latino-americanas, entre as quais, a brasileira. Assim, conectar, promover e celebrar atividades e atitudes práticas para cuidar do meio ambiente, das pessoas e dos povos, especialmente os mais vulneráveis.
Movimento dos Focolares
Nasceu em 1943 em Trento, durante a Segunda Guerra Mundial e está presente em 182 países, com cerca de 2 milhões de adeptos e simpatizantes de todas as idades, vocações, religiões, crenças e culturas. Os Focolares estão comprometidos com um projeto global de construção da fraternidade, que tem, ao mesmo tempo, uma dimensão local. No Brasil, o movimento conta com 67 centros de difusão e cerca de 82 mil membros presentes em mais de 500 cidades.
Serviço: Sua doação pode transformar a realidade de muitos jovens que sonham participar do Genfest, e estão comprometidos com uma mudança verdadeira e global por meio de ações e projetos! Faça sua doação de qualquer valor por meio do pix que é o e-mail: mfocolares@yahoo.com.br ou transferência bancária no Banco do Brasil (001), Agência 3583-1, Conta Corrente 4448-2, CNPJ: 05.056.796/0001-18, Favorecido: MOVIMENTO DOS FOCOLARES MARIAPOLIS GINETTA.