Robson Martin
O investimento na infraestrutura urbana promoveu o desenvolvimento humano e econômico nos países com maior índice de desenvolvimento humano (IDH), maior renda, qualidade de vida e ensino, mas hoje o novo desafio é o desenvolvimento sustentável nos centros urbanos que concentram a metade da população do mundo.
O IBGE estima que as Regiões Metropolitanas de Belém, Rio de Janeiro e São Paulo concentram a metade dos
assentamentos irregulares no país, exemplos da rápida e desordenada expansão urbana no Bioma Amazônico e
da Mata Atlântica. Por isso Arquitetos, Urbanistas e Gestores repensam a infraestrutura urbana para as próximas
duas décadas.
Segundo o programa ONU Habitat até 2050 cerca de 68% da população mundial habitarão em centros urbanos. Hoje estimula o debate para construção das “Cidades Sustentáveis e Livre do Carbono”, “Cidades Inclusivas”, “Cidades Saudáveis” e “Cidades Resilientes” por isso docentes e estudantes de Arquitetura e Urbanismo pesquisam sobre o tema a fim de definir diretrizes e soluções para o desenvolvimento urbano sustentável.
O estudo de projetos implantados noutras cidades, a iniciação científica e trabalhos de curso permitiram propostas para revitalização da Orla Marítima, a requalificação urbana, a Regeneração dos Bairros aplicando
os conceitos de cidade Sustentável, Inclusiva, Saudável e Resiliente. O reconhecimento desses trabalhos de
iniciação científica resultou no mestrado na UNESP na área de Desastres Naturais ou em Portugal, comprovando que temos recursos humanos e financeiros (royalites) para planejar e construir nosso futuro.
Nos projetos e na gestão das obras do meu escritório, busco preservar o Bioma da Mata Atlântica sugerido aos clientes o uso dos recursos naturais na iluminação e ventilação como o lanternim, Biodigestores para tratar o esgoto, reciclagem do entulho da obra ou lixo residencial, cisternas e áreas permeáveis nas calçadas e nos quintais como jardins ou hortas e sistemas construtivos menos poluentes como Drywall, MLC, dentre outros.
Destaco ainda que o investimento público na nova infraestrutura urbana sustentável pode promover o desenvolvimento humano e econômico no Litoral Norte e no Brasil, melhorando a qualidade de vida das
pessoas e preservando o meio ambiente tão essencial para nossa existência. Sucesso!
*Docente no Centro Universitário Módulo e Diretor
da R. Martin Arquitetura (12) 99714-7367 www.ro-
bsonmartin.com.br ou https://www.youtube.com/@
robsonmartin9830/videos