Thiago H. Mendes
Quem abre uma empresa pensando em um dia fechar? Ninguém né. No entanto, sabemos que essa realidade está presente na grande maioria dos novos empresários que começam a empreender. São vários motivos para isso acontecer, e um dos principais é a falta de gestão, seja nas áreas de de planejamento estratégico, gestão de pessoas, financeira, ferramentas e controle de processos.
Portanto, uma boa gestão empresarial, deve unir um conjunto de práticas e técnicas que visam administrar e conduzir a empresa de forma eficiente e eficaz, buscando alcançar seus objetivos e maximizar seus resultados.
Para que o empreendedor garanta a sustentabilidade do seu negócio, e a empresa se mantenha no mercado a longo prazo garantindo renda e sendo competitiva, é preciso ter uma visão clara dos desafios e oportunidades do segmento em que atua, identificando as tendências e inovações do setor, e entendendo as necessidades dos clientes, para superá-las. E claro, tem que criar um bom plano de negócio financeiro e definir processos operacionais. Nesta etapa, as ferramentas de gestão são indispensáveis para o crescimento.
Antes, a ‘ferramenta’ de gestão mais usada era o “caderninho de anotações” que ficava dentro de uma ‘pastinha’, junto com as fichas dos funcionários, das contas e dos boletos para pagamento. Isso, quando o gestor era organizado e deixava essa pasta separada por mês. Hoje, as ‘pastinhas’ se transformaram em softwares, que são sistemas que ajudam na gestão da empresa, fazendo com que os empresários tenham agilidade e assertividade.
Um bom sistema de gestão, além de ‘caber no bolso’ do empresário, tem que ser de fácil acesso para todos, centralizar as informações necessárias do dia a dia, como controle de fornecedores, clientes, contas a pagar, contas a receber, controle de estoque, e que traga as informações de uma maneira clara, para que em poucos cliques, o gestor tome as ações necessárias. Vale lembrar que, para tudo isso ter resultado, é preciso colocar as informações ‘dentro’ do sistema. Não adianta o gestor querer saber quanto vendeu na semana ou quanto que tem que pagar no mês, se não cadastrou as informações corretamente no sistema.
Em resumo, a gestão empresarial é um conjunto de práticas, técnicas e ferramentas unindo todas as áreas do negócio, que vai determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Por isso, você gestor, esteja atualizado e capacitado para lidar com o mercado em que atua!