O programa “Educa Sabesp” realizado em Caraguatatuba, foi ampliado e passa a ocorrer também em Ubatuba. A unidade da Sabesp no Litoral Norte desenvolve a ação de educação ambiental com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Atualmente, em Caraguá, o programa atende 660 alunos. Com a ampliação, passa a atender mais 200 alunos em Ubatuba. O objetivo do “Educa Sabesp”, que conta com parceria das prefeituras das cidades, é ampliar o diálogo sobre a água, a importância da preservação e o cuidado com os recursos naturais.
Como parte da programação do “Educa Sabesp”, neste mês de abril, a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp no Porto Novo, em Caraguá, recebeu este mês diversos alunos em visitas monitoradas: da escola municipal Professor Euclydes Ferreira; escola municipal Professor Ricardo Luques; e da escola Professor Maria Aparecida Ujio. E nesta semana, novas turmas visitam a ETA. E o cronograma segue pelos meses de maio e junho com outras turmas das escolas citadas, além dos alunos da CIEFI Prof. Edna Maria Nogueira Ferraz.
A educadora e gestora de comunicação da Sabesp, Gloriete Macedo, juntamente com o biólogo Osvaldo Soares e Reinaldo, participam das visitas com os estudantes, explicando sobre os processos de tratamento da água, da captação até chegar nas residências, além de compartilhar suas experiências profissionais.
O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Cesar Rodrigues Bueno destacou que as visitas ajudam os alunos a compreenderem na prática o trabalho da Companhia e acabam levando a mensagem de preservação. “Nas visitas, após as instruções e com acompanhamento, os alunos podem, vivenciar e compreender melhor o trabalho da companhia que é muito mais do que captar, tratar e distribuir a água. Queremos levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna. Esse trabalho me orgulha muito”. O superintendente destacou ainda a importância da parceria com as prefeituras e o desejo de expandir o programa para outros municípios.
EDUCA SABESP
No programa, professores das escolas integrantes da ação participam de uma capacitação ministrada por profissionais da Sabesp, desenvolvem e aplicam planos de aula com temas sobre a água e o saneamento e, realizam, assim como os alunos, uma visita à Estação de Tratamento de Água no Porto Novo, proporcionando uma vivência maior com o tema estudado. Como resultado final, os alunos produzem trabalhos e atividades que podem ser apreciados nas unidades escolares e que ficarão em exposição na sede da Secretaria de Educação dos municípios, após a finalização do programa, previsto para outubro de 2023.
O Educa Sabesp vai além das visitas e inclui diversas atividades em que as equipes da Sabesp vão às escolas para falarem de temáticas que incluem pautas sobre o meio ambiente e sua preservação. O projeto piloto teve iniciou no 1º semestre letivo de 2022 apenas com a cidade de Caraguatatuba, e neste ano se expandiu para Ubatuba.