Pelo mundo, empreendedores estão trabalhando para resolver problemas de escassez e insegurança hídrica de maneiras inovadoras, desde a dessalinização sustentável até o uso de águas residuais como recurso. As pautas das ideias e inovações, estiveram presentes na última Conferência da ONU sobre a água, no mês passado em Nova York.
A Conferência deu ênfase às questões mais inovadoras na gestão da água para suprir comunidades com carência de saneamento.
Por aqui, no litoral norte, a tendência também pode ser agregar inovação e gestão comunitária Temos pessoas – profissionais e lideranças que atuam com metodologias mais participativas para o cuidado com a água costeira, e também com o acesso à água para comunidades, envolvendo captações, do corpo d’água e distribuição de maneira criativa e compartilhada para as pessoas sem acesso ao saneamento convencional.
Na quarta-feira, dia 5, a partir das 9h30 ,mais um Encontro das Águas realizado pelo FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental que com diferentes articulações e apoio do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, está fazendo uma formação para membros, novos membros, lideranças e coletivos que queiram participar do Comitê.
“Temos como proposta fortalecer o Comitê e a educação ambiental, para isto damos a voz para o território. Mostramos e dialogamos com as pessoas e instituições que estão lidando e cuidando da água aqui no litoral norte, pois assim acreditamos que podemos incentivá-las à participação, aumentando a representatividade da sociedade civil e de suas experiências na gestão das águas,”, explica Mariane Lima, educadora ambiental do FunBEA.
O Encontro das Águas também quer sensibilizar comunicadores e jornalistas e está contando com a participação de alguns desses profissionais que atuam na região e querem ampliar o olhar comunicativo sobre a água e a educação ambiental.
Além deste, mais 2 encontros serão realizados com outros temas nos dias 12 e 19 de abril, sempre online das 9h30 às 12 horas.
Como participar?
Entre em contato com FunbEA educacao@funbea.org.br e saiba como participar!