O temporal que causou inúmeros estragos no Litoral Norte, e que aconteceu na madrugada do último dia 18 de fevereiro, reverbera ainda neste mês de março, numa grande rede de solidariedade que envolveu região, o estado de São Pulo e o Brasil inteiro!
O que era para ser um dos maiores carnavais dos últimos tempos acabou em tragédia no Litoral Norte. Tudo começou com uma chuva forte típica de verão – prevista pela Defesa Civil– no dia 18/02, que durou toda a madrugada e não parou mais. Por conta disso, a maioria dos estragos começou já na madrugada do dia 19/02.
Choveu 683 mm em Bertioga, 627 mm em São Sebastião, 395 mm em Guarujá, 337 mm em Ilhabela, 335 mm em Ubatuba e 234 mm em Caraguatatuba. Esta chuva foi a maior registrada em 24 horas na história do país, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), causando 65 mortes, sendo 64 em São Sebastião e 1 em Ubatuba, além de mais de 750 desabrigados.
O resultado do temporal que causou inúmeros transtornos não demorou muito para ser notícia no Brasil inteiro! Quando muitas organizações governamentais, não governamentais e o setor privado, se mobilizaram para ajudar o Litoral Norte. Sendo que a cidade mais afetada foi São Sebastião, mais precisamente a Costa Sul do município, que somou 64 mortes, segundo a Defesa Civil. Em Ubatuba teve uma morte. Já em Caraguá e Ilhabela não houve mortes, porém não foram isentas de grandes estragos. Logo, começou o socorro às vítimas e o atendimento aos mais de 1.150 desalojados e 1.290 desabrigados.
O país se comoveu com vídeos e fotos divulgadas nas redes sociais e na mídia dos deslizamentos de encostas, alagamentos e bairros isolados devido à interdição de vias de acesso: o cenário foi de muita destruição. O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o presidente Lula visitaram a região, no dia 20/02 quando foi decretado 3 dias de luto oficial, e os municípios decretaram Estado de Calamidade Pública reconhecido pelo governo federal.
Solidariedade
Muitos grupos, organizações, além das prefeituras de várias cidades, bem como empresas privadas de pequeno, médio e grande porte, se comoveram com a situação do Litoral Norte. Doações do Brasil inteiro chegaram as regiões afetadas pelas chuvas. Sim, seria necessário um livro! para citar todos os grupos que se mobilizaram. Vamos citar por exemplo, as doações arrecadadas na Casa de Saúde Stella Maris, no Serramar Shopping, CCVT (Condomínio Costa Verde Tabatiba), o CEEPAM (Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental), o projeto VOA, Sabesp comerciantes das 4 cidades, e por aí vai… Estão todos de parabéns, os citados e os não citados. Uma grande lição de vida, humanidade e união que ficará para a história do nosso amado Litoral Norte.