Caixa Econômica Federal
A CAIXA anuncia novas medidas de apoio aos municípios paulistas de Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, atingidos pelas fortes chuvas. A partir desta sexta-feira (24), todas as agências do banco vão abrir uma hora mais cedo, às 9h, para atendimento à população. Para o pagamento do Saque Calamidade do FGTS, o banco está auxiliando as autoridades locais para agilizar a liberação dos valores aos trabalhadores.
Além disso, a CAIXA vai realizar o pagamento antecipado do Auxílio Brasil, conforme definição do Governo Federal, disponibilizar condições especiais em linhas de crédito e para pagamento de contratos habitacionais, pausa nas prestações e carência de seis meses em empréstimos voltados a hospitais, fluxo facilitado para acionamento de sinistros pela CAIXA Seguridade e assessoria técnica aos municípios.
As ações acontecem após o reconhecimento pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) da situação de calamidade dos municípios e a delimitação da área afetada pela Defesa Civil Municipal.
Pagamento antecipado de benefícios:
Conforme definição do Governo Federal, a CAIXA realizará o pagamento antecipado do Programa Auxílio Brasil no mês de março. Todas as famílias beneficiárias terão acesso aos recursos no dia 20 de março, primeiro dia de pagamento, independentemente do final do NIS.
As famílias que ainda não sacaram a parcela de fevereiro também estão com os valores disponíveis, independentemente do final do NIS.
Contratos habitacionais:
A CAIXA possibilita a pausa de até 90 dias nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação nas agências do banco. As prestações são incorporadas ao saldo devedor dos clientes.
O banco também oferece suporte imediato aos clientes para acionamento de seguro habitacional e procedimentos para pagamento de indenizações. Além disso, foram enviadas equipes técnicas às regiões para avaliar o impacto das chuvas nos empreendimentos de habitação social e prestar o apoio aos moradores.
Assessoria técnica aos municípios:
A CAIXA disponibiliza equipe técnica, com arquitetos e engenheiros, para assistência aos municípios na operacionalização de repasses de recursos e no trabalho social do banco.
As prefeituras poderão contar com o apoio para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas, nos contratos já acompanhados pela CAIXA, como pontes, vias de acesso, abastecimento de água, postos de saúde, escolas, entre outras.
Condições especiais para clientes:
A CAIXA oferece ainda condições especiais em linhas de crédito para clientes pessoa física e jurídica.
Para os clientes pessoa física, o banco oferece:
Aumento de prazo, revisão das taxas e possibilidade de carência no crédito consignado, de acordo com as regras de cada convenente;
Isenção de cobrança de cesta de serviços por 90 dias;
Dispensa dos encargos de renovação nas operações de penhor de forma automática;
Contratos de crédito comercial PF com pausa de até três meses;
CDC com carência de até 60 dias e até 60 meses para amortização.
Nas operações de pessoa jurídica, é possibilitada ao cliente carência de até 12 meses nas linhas de capital de giro. O banco também oferece pausa de até três meses no pagamento de contratos de crédito PJ.
Financiamento a hospitais:
A CAIXA disponibilizará aos hospitais da região, conveniados do SUS, linha de crédito com carência de até seis meses e possibilidade de pausa nas prestações.
CAIXA Seguridade:
A Central de Atendimento para sinistros e assistência terá equipe reforçada para atendimento aos moradores.
Para acionamento de sinistros, os clientes dos municípios paulistas de Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba terão fluxo facilitado, com documentação simplificada, proporcionando celeridade ao atendimento.
A CAIXA Seguridade implementou ainda esteira ágil de sinistros, com procedimento de pagamento de indenizações para processos de até R$ 10 mil do Seguro Residencial. O prazo para análise é de dois dias úteis, bastando ao cliente enviar orçamento e fotos do imóvel. Para o Seguro de Vida, são três dias úteis após o envio do atestado de óbito.
Centrais de Atendimento CAIXA Seguridade:
Seguro Residencial e Seguro Habitacional: 0800 722 2492;
Serviço de Assistência 24h CAIXA Residencial: 0800 722 4926 | Para sinistros: 0800 722 4923.
Serviços de assistência e sinistros da CAIXA Vida e Previdência: 0800 722 2492.
Saque Calamidade do FGTS:
Conforme anunciado na última segunda-feira (20), a CAIXA vai liberar o saque do FGTS por calamidade nas regiões atingidas pelas enchentes. De acordo com o Decreto 5.113/2004, para habilitação ao saque do FGTS, é necessário que o município em estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos por Portaria do Governo Federal, apresente à CAIXA a declaração das áreas afetadas pelo desastre. O banco está auxiliando as autoridades locais no sentido de agilizar a solicitação de habilitação para liberação dos valores aos trabalhadores.
Após a liberação, a população poderá realizar o saque do FGTS de forma digital, no celular, de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de qualquer outra instituição financeira, para receber os valores, sem nenhum custo.
É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220.
Canais digitais de atendimento:
A CAIXA oferece diversos canais digitais de atendimento para maior comodidade de seus clientes, como o WhatsApp CAIXA (0800 104 0104), Internet Banking CAIXA e os aplicativos CAIXA Tem, Habitação CAIXA, FGTS, Auxílio Brasil, dentre outros. Todas as opções podem ser consultadas na página de Atendimento da CAIXA.
Unidades da São Judas são postos de arrecadação para doações
A população de Santos e região, ABC, Guarulhos e São Paulo capital que deseja ajudar as vítimas das fortes chuvas no Litoral Norte de São Paulo e Baixada Santista nos últimos dias, pode realizar doações em dez unidades da São Judas. As doações estão sendo lideradas pelas campanhas do Instituto Verdescola e da Prefeitura de Santos, e os campi da universidade e do centro universitário são postos de coleta.
As doações de itens físicos podem ser feitas até o próximo sábado, dia 10, das 8h às 20h, nos campi listados abaixo. Estão sendo recolhidos roupas de adultos e crianças, itens de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, lençóis, toalhas, água sanitária e água mineral. Também podem ser realizadas doações via Pix para o Instituto Verdescola na chave: verdeescola@verdeescola.org.br .
Tudo o que for arrecadado será destinado às cidades atingidas pela Prefeitura de Santos, via barco, para ajudar as vítimas.
Postos de Arrecadação:
Baixada Santista
R. Comendador Martins, 52, Vila Mathias, Santos
R. São Paulo, 328 – Jardim São Francisco – Cubatão
ABC
Av. Pereira Barreto, 1479 – Baeta Neves, São Bernardo do Campo
Guarulhos
R. do Rosário, 476 — Macedo
SP Capital
Av. Vital Brasil, 1000 — Butantã
Av. Jabaquara, 1870 – Vila da Saúde
R. Taquari, 546 — Mooca
Av. Angélica, 2565 – Bela Vista
R. Voluntários da Pátria, 2624 — Santana
R. Alexandre Dumas, 2016 – Santo Amaro
Av. Imperatriz Leopoldina, 112 – Vila Leopoldina
Loja Vazia – São Bernardo Plaza
O São Bernardo Plaza entrou na corrente do bem para ajudar as vítimas das chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo nos últimos dias. O empreendimento receberá doações de alimentos não perecíveis, água potável, itens de higiene e roupas limpas e em bom estado para uso. As doações serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) do município, que irá destiná-las às famílias atingidas.
O ponto oficial para as doações é a Loja Vazia, localizada no Piso L2, que funciona das 10h às 22h de segunda à sábado e das 12h às 20h aos domingos e feriados. O empreendimento contará com dois promotores que ficarão no espaço para apoiar os clientes nas doações e organização do espaço. O empreendimento ainda disponibilizará voucher para cortesia de 4h de estacionamento para frequentadores que fizerem doações no espaço.