A Artesp (Agência de Transportes do estado de São Paulo) informou ao Litoral em Pauta que o governo promete abrir ao tráfego o novo sistema viário em dezembro de 2023, segundo a previsão. A obra, com seis conjuntos de túneis e 46 obras de arte, entre pontes e viadutos, vai custar R$ 1,5 bilhão e é realizada pela Concessionária Tamoios, que já administra a rodovia. As obras de Caraguatatuba e São Sebastião estão com avanço de 65,5%, com previsão para entrega em novembro, agora foi postergada para dezembro de 2023.
Cabe lembrar que a medição da porcentagem da obra executada, é realizada mensalmente, e não diariamente. A execução das intervenções contempla a obra como um todo, e não por trechos do empreendimento, segundo a assessoria de imprensa da ARTESP. Somados às conexões com trechos existentes, são totalizados 33,9 km de novas pistas. Isto, proporcionará o aumento da segurança viária em um novo corredor logístico para o Porto de São Sebastião e os polos de turismo do Litoral Norte.
As obras, quando entregues, farão com que as viagens sejam mais rápidas, seguras e confortáveis, além da facilidade no acesso direto ao Porto de São Sebastião. O turismo e desenvolvimento regional também ganham com os Contornos, e consecutivamente, os números de vagas de emprego aumentam. Segundo estatística do governo do estado de SP, estas obras beneficiam diretamente mais de 249 mil habitantes nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.
Os aspectos ambientais da obra são acompanhados e fiscalizados pelos órgãos competentes durante todo o período de execução das atividades. Para evitar impactos ambientais e manter a vegetação de Mata Atlântica existente na região, a obra foi projetada com viadutos e túneis.