Em comemoração aos 28 anos do Supereco, o projeto Tecendo as Águas, uma realização do Instituto Supereco, em parceria com a Petrobras, lança a Supereco Academy. No ambiente digital serão partilhados saberes, conhecimento, metodologias aplicadas, lições aprendidas da instituição e também acolhidas iniciativas de terceiros para formação de pessoas, propiciando o aprendizado em rede. A incubadora visa conectar talentos e soluções em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento humano integral e está com inscrições abertas para cadastro de interessados.
Na Supereco Academy serão abordados temas globais com escuta e linguagem afetiva visando a participação de comunidades como produtoras de conteúdo e de aulas, valorizando quem faz na prática. A motivação da plataforma é cada vez mais ter protagonistas de histórias de transformação pessoal e profissional de qualquer dimensão cultural e lugar.
“Com uma educação digital humanizada, derrubamos muros e construímos pontes entre os saberes populares, acadêmicos, técnicos e tecnológicos para ensinar e aprender com histórias reais. Aqui somos todos educadores e aprendizes numa grande jornada da educação para a vida!”, ressalta Andrée de Ridder, presidente do Instituto Supereco.
Além de acolher comunidades e iniciativas de pessoas e instituições interessadas, a plataforma abrigará cursos, palestras e oficinas EAD envolvendo as temáticas socioambientais, a economia criativa e circular, com base em boas práticas e metodologias relacionadas aos ODS, Carta da Terra e Década dos Oceanos, aplicadas na trajetória do Instituto Supereco pelo Brasil e pelo mundo
“Nosso desejo sempre foi levar essa proposta de educação e experiência de muitas “mentes e mãos” para o maior número de pessoas e locais possíveis do Brasil , de forma acessível e com linguagem nada complexa, rompendo fronteiras para partilhar conhecimentos e lições aprendidas com outros países”, conta Andrée que, desde 2022, assumiu o State Chair SP of G-100, São Paulo, Brasil; um grupo que reúne 100 mulheres líderes de todo o mundo para causas globais e impacto em governos e organizações globais para um futuro igualitário de gênero.
A incubadora digital visa ofertar conteúdo para diferentes perfis de público como comunitários, pequenos empreendedores, estudantes de escolas técnicas e universidades para formação complementar, gestores e educadores de escolas públicas e privadas, profissionais e representantes de governo, instituições do terceiro setor, empresas, comitês de bacia e colegiados, que já atuam ou desejam atuar nos temas oferecidos.
As formações online da Supereco Academy terão momentos de aprendizagem autônoma, onde os conteúdos serão disponibilizados para cada pessoa se organizar no seu tempo, momentos de aprendizagem coletiva, intercâmbio de experiências em plataformas facilitadas por profissionais da equipe e anda lives temáticas e vídeos educativos produzidos com apoio de comunitários e jovens educomunicadores.
Nesta fase de lançamento, está aberto o cadastro de interessados (as) em receber divulgação de futuros cursos e também de pessoas interessadas em partilhar algum tipo de conhecimento na plataforma. Inscreva-se em: https://bit.ly/3Hruyp7
Como surgiu: O sonho de compartilhar conhecimento que move a Supereco Academy começou quando surgiu o Instituto Supereco, em 1994. Desde então a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), promove educação e soluções socioambientais com protagonismo social, transformação de vidas e sustentabilidade.
De lá para cá, o Supereco concluiu 26 programas socioambientais presenciais e envolveu mais de um milhão de beneficiados pelo Brasil, alimentando assim a vontade de partilhar e contribuir, mesmo à distância, com uma educação de qualidade. A terceira etapa do projeto Tecendo as Águas, serra, terra e mar, uma realização do Instituto Supereco em parceria com a Petrobras foi o pontapé que faltava para transformar o sonho da Supereco Academy em realidade.
Fonte: Instituto Supereco