O mês de julho é especialmente vibrante em Ilhabela. Velejadores de toda a América Latina e suas famílias se reúnem na cidade para celebrar e disputar a tradicional Semana Internacional de Vela, que este ano chega à sua 51ª edição. A competição, válida para as classes de Monotipos e Oceanos, é um dos eventos mais aguardados no calendário esportivo da cidade.
“Este é o principal evento da modalidade na América Latina e reforça nosso título de Capital Nacional da Vela. Preparamos toda uma programação especial para nossos moradores e turistas que nos visitam, pois este evento gera emprego, renda e aquece nossa economia local durante este período, que coincide com as férias escolares, proporcionando oportunidade para que toda a família aproveite as diversas atividades oferecidas pela cidade”, afirmou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Para comemorar essa grande festa da vela, a Prefeitura de Ilhabela organiza uma programação que vai além do esporte, com a criação do Race Village 2024. O espaço estará aberto ao público de 18 a 27 de julho, das 14h às 22h, diariamente.
No Race Village, os visitantes poderão acompanhar os detalhes das regatas, usufruir de uma área kids, assistir a shows musicais incríveis e participar de atividades educativas em parceria com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ) e o Instituto Viva Verde e Azul. Além disso, haverá exposição de barcos, passeios turísticos gratuitos, doação de mudas do Viveiro Municipal, exposição da Marinha do Brasil e muito mais.
Competições no Mar
De 11 a 14 de julho, a Escola Municipal de Vela de Ilhabela “Lars Grael” sediará a 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela – Monotipos. O evento reunirá os melhores velejadores das classes de Optimist, Dingue, ILCA 4/6/7 (Laser 4.7, Radial e Standard), Snipe, 420, Open Bic, Kitesurf Hidrofoil, Finn, Hobie Cat 16, Wing Foil, STAR e HPE 25. Este ano, a competição será válida como etapa do Campeonato Brasileiro de Wingfoil.
Já a 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela – Oceanos ocorrerá de 20 a 27 de julho, com sede no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Considerado o maior campeonato da modalidade na América Latina, o evento reúne anualmente mais de 120 barcos e 900 velejadores de todo o país e do exterior.